quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Obrigada por me mostrar que vale a pena!

"...Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! (Fernando Pessoa)".

Esse momento da minha vida que ando tão desanimada e descrente com as pessoas, eis que alguém lá longe me diz que preciso continuar. Hoje li uma homenagem linda feita por uma alma linda que tive o privilégio de me tornar amiga e , mais que isso, companheira de luta. Alguém que não precisou nascer com a pele escura para sentir minhas dores, enquanto mulher preta. Obrigada minha querida Pri, por essas palavras tão lindas que me fizeram chorar. Te amo toda vida!

"Nesse 20 de novembro, nem consegui escrever ... Faltou alguma coisa! Esse ano meu dia da Consciência Negra foi bem diferente, foi muito triste... Infelizmente me senti impotente, inútil ...
Me faltou a presença, a força, a energia de Vida que há tempos não vejo em mim mesma e nem nas outras pessoas! Só vejo mortas-vivas, eu quero encontrar Zumbis... Percebi que estou ficando morta, e "morna" como as que me cercam. Por isso, a única coisa que me veio à cabeça nesse dia, foi a lembrança de uma pessoa que nunca me deixou se sentir assim, e mesmo longe, quando leio suas palavras me sinto ressuscitando. Quero poder homenagear essa Mulher Preta que tanto contribuiu com minha formação, se fazendo referência pra mim e sendo tão importante na luta pelo fim do racismo e de todas as formas de opressão. Então, ai vão algumas palavras sem nenhuma pretensão de surpreender, mas apenas registrar minha gratidão!"

Negro sorriso (com covinha)

Preta é um cor de Respeito
Preta é uma Inspiração
Preta é Silêncio quase nunca, é muito mais denucia.
É luto, é solidão
Preta que está tão distante,
Preta que i-Lu-minava a escuridão
E semper mantinha Seu Coração inquieto
Preta que nunca aceita um nao
Preta que nunca se cala
Que articula, que fala,
E como fala,
Fala, Fala, Fala ...
Com Seu lindo sorriso negro (com covinha nas bochechas)
Sempre convidando a buscar a Liberdade,
Preta é a voz da verdade,
Preta seu destino é Amor
Preta, ai que saudade!